Celorico e Seus Arredores

Maravilhosa vista no topo da Serra

Descubra a Serra do Viso que vai surpreender qualquer visitante com as suas vistas deslubrantes ...

Este é o ponto mais alto de Celorico de Basto (856 metros de altitude), situada na freguesia de Caçarilhe. Tem-se uma vista privilegiada da Srª da Graça e das serras do Marão e Alvão e podem observar-se as serras de Montemuro, Amarela, do Gerês e da Cabreira, além dos picos de Morgair, Pedreira e Penouta.

Poderá usufruir do maravilhoso espaço de lazer para fazer uma merenda, ler um livro ou descansar e não se vá embora sem visitar a Nossa Senhora do Viso.

O acesso a este cume pode facilmente ser feito de carro a partir de qualquer das aldeias nas proximidades. Para quem desejar ascender ao cume a pé existem diversos caminhos rurais ou florestais a partir de Caçarilhe, Rego, Infesta ou Stª Tecla.  

Passeio pela Ecopista do Tâmega

Pedalando pela Linha do Tâmega ... Surpreenda-se com a beleza desta Região!

Para quem gosta de percorrer as antigas linhas de comboio abandonadas, fica a sugestão para conhecer a da antiga linha do Tâmega, que ligava a linha do Douro (em Livração - Marco de Canaveses) até Terras de Basto.

O centro nevrálgico desta ecopista situa-se em Celorico de Basto. Existe um espaço Museológico com uma antiga carruagem, albergue, centro de informações, ponto de água e wc. Salienta-se que as obras de recuperação desta antiga estação estão irrepreensíveis, um regalo para os olhos.

Castelo de Arnoia, a não perder

Seja seduzido pela História de Celorico de Basto ... 

O Castelo de Arnóia (conhecido também como Castelo de Moreira e Castelo dos Mouros), situado entre Arnóia e Moreira, no concelho de Celorico de Basto, está classificado como Monumento Nacional desde 1946 e é propriedade do Estado.

Foi um importante Castelo cabeça de terra, referido já nas inquirições de 1258 e a sua construção enquadra-se no movimento de encastelamento que entre os séculos X e XII marcou o território europeu.